Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, sábado, 27 de janeiro de 2024.
A favor dos motoristas de aplicativos, vereador Tiago Vargas cobra implantação dos pontos de embarque e desembarque dos passageiros (Foto: Divulgação)
A categoria dos motoristas de aplicativo que atuam em Campo Grande (MS) agora conta com o apoio do vereador Tiago Vargas (PSD). Após pedido dos trabalhadores, o parlamentar protocolou, na manhã desta sexta-feira (1º), o Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre espaços exclusivos para o embarque e desembarque de passageiros que utilizam esta forma de locomoção pela cidade.
Tiago Vargas justifica que o novo projeto tem por objetivo criar pontos estratégicos de parada, para que o motorista e passageiro tenham maior segurança, além de não prejudicar o trânsito, diferente do que ocorre atualmente. “Verificamos que muitos param em fila dupla para realizar o embarque e desembarque dos passageiros, correndo o risco, inclusive, de serem multados”, disse o parlamentar.
A proposição surge em razão da solicitação dos trabalhadores da categoria, que suplicam por vagas específicas para realizar as paradas. Muitos relatam que, em locais de grande fluxo de pessoas, como é o caso da rodoviária, não há sequer uma vaga destinada aos motoristas de aplicativo, sendo que eles precisam que o embarque seja feito na própria via, estando sujeitos à multa e ao risco de acidentes, atrapalhando o trânsito de veículos no local.
“É evidente que a criação de vagas para os motoristas de aplicativo promoverá um aumento na sua utilização, desafogando o transporte público municipal e colaborando com o crescimento da economia local”, destacou Tiago Vargas.
É necessário destacar que o Poder Executivo tem por obrigação legal realizar o ordenamento de trânsito necessário à segurança e mobilidade urbana. Contudo, já que a Lei n. 6.747, de 15 de dezembro de 2021, não dispõe sobre o assunto, justifica a razão desta propositura.
De acordo com o projeto, os pontos exclusivos deverão ser implantados em terminais rodoviários urbanos e interurbanos, aeroportos; além de pontos estratégicos na área central e em outros pontos movimentados na cidade.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.